Uma breve história do River Plate


A história do River Plate, que ontem enfrentou o Palmeiras pela Libertadores, permite avaliar o que é "nacional" e o que é "estrangeiro" numa atividade cultural. O clube foi fundado por britânicos, em 1901, e é por isso que, como muitos outros times argentinos, tem o nome em inglês. Mas acabou se tornando uma das intituições mais tipicamente nacionais da cultura argentina.
Na chamada época clássica do futebol argentino, desde a regulamentação do profissionalismo em 1935, até 1950, o River chegou a manter seis times em diferentes divisões - dois profissionais e quatro amadores. Até mesmo o sexto time atraía 15 mil torcedores em jogos importantes. Data dessa época, em que o River foi campeão sete vezes e o Boca Juniors cinco, a célebre rivalidade entre dois clubes.
Data também dessa época a construção dos grandes estádios dos dois times, financiada pelo governo, em troca da manutenção, em suas dependências, de escolas do fundamental e do secundário.
Em 1938, quando foi inaugurado o seu estádio, inclusive com um restaurante para 2 mil pessoas, o River tinha 44 mil sócios. Seu ataque era chamado de "A Máquina": Muñoz, Moreno, Pedernera, Labruna e Lousteau (ou Deambrosi), todos de fama mundial. Era o auge do futebol na Argentina: entre 1936 e 1938, não houve nenhum empate 0 a 0 na primeira divisão - ou seja, não houve nenhum jogo sem gols.
O interessante é que o River, como o Boca, nasceu também no bairro da Boca, e só quando ele se mudou para o novo estádio é que o jogo River x Boca se tornou o clássico dos ricos contra o povão. No entanto, ao contrário de times brasileiros como o Fluminense e o São Paulo, o River não passou a ser considerado um time de elite por ter sido fundado por integrantes da elite argentina. E sim porque, sendo um clube de muito público e muitas rendas, foi um dos primeiros clubes da América do Sul suficientemente rico para poder reunir um elenco só com grandes jogadores.
Desde 1932, o time do River passou a ser chamado de "Os Milionários". E isso vale até hoje. A tal ponto que o clube quis instaurar a Universidade River Plate - isto mesmo, uma instituição de ensino superior, financiada pelo futebol.

por Renato Pompeu em 20 de maio de 1999.

1 comentários:

qvale4 disse...

MUY BUENO EL BLOG!!! SALUDOS DESDE ARGENTINA

Postar um comentário

Blue is the colour

 
BlogBlogs.Com.Br