LILLE

Joe Cole (jogador do Liverpool atualmente no Lille)

O pioneiro ressurge na França

O primeiro campeão francês da história chega, pela primeira vez, à Liga dos Campeões

A história do Campeonato Francês começa em Lille. Ou com o Lille. Foi a equipe que conquistou a primeira edição do campeonato nacional, que aconteceu no longínguo ano de 1933. A primeira mas não a última vitória da equipe na maior competição francesa - o Lille conquistou o título também nos anos de 1946 e 1954. No campeonato recém-terminado, o quarto título bateu na trave. O Lille foi vice-campeão e pouco importa que a distância para o primeiro colocado, o tetracampeão Lyon, tenha chegado a astronômicos 12 pontos. A evolução parece capaz de levar o Lille a um bom lugar.

Evolução que começou com o técnico bósnio Vahid Halihodzic e continuou com Claude Puel, treinador francês que dirigiu a equipe na atual temporada. Puel tem um tabu bem mais curto do que o clube que dirige. Foi campeão pelo Monaco em 2000, numa equipe em que dirigia o atacante Giuly, hoje no Barcelona, e o norueguês Riise, campeão da Liga dos Campeões pelo Liverpool.

A boa campanha depois de quatro décadas levará o Lille, pela primeira vez em sua história, à Liga dos Campeões. Por encanto, a cidade do norte da França voltou no tempo para recordar os períodos de vitórias e tragédias. A principal, depois da primeira conquista, veio no ano de 1946. De uma só tacada, a equipe, comandada pelo técnico George Berry e que contava com o artilheiro René Bihel, ganhou a Copa da França e o campeonato nacional.

A tragédia veio numa partida em fevereiro em seu velho estádio Victor Bouquey. Parte do público, sem ingressos, tentou entrar na marra para ver o time que encantava a França naquele ano. Parte da estrutura acabou desabando e deixou 53 feridos. Não houve mortes.

A segunda conquista já contava com reforço no Lille. Em 1941, o Olympique Lillois fundiu-se com o Lambersart, da cidade vizinha do mesmo nome. Foi aí que adquiriu a denominação atual - Lille Olympique Sporting Club Metropole. Com esse nome, ganhou suas duas outras taças em campeonatos nacional. A de 1946 e a de 1954.

Nesse ano, a taça foi disputada cabeça a cabeça com o Stade Reims, de Raymond Kopa, vencido na reta de chegada por 3 a 0. O time do norte da França terminou com apenas 22 gols sofridos em 34 partidas. Recorde absoluto que persiste até hoje.

by Paulo Vinícius Coelho

Fonte: A+ (A Revista do Lance!)
Ano 5 - Número 250 - de 18 a 24 de junho de 2005

pág. 27

0 comentários:

Postar um comentário

Blue is the colour

 
BlogBlogs.Com.Br