EM 2010, A COPA SERÁ DO RESGATE


A Copa de 2010 será um torneio do resgate. Serão 13 seleções diferentes em relação ao que se viu na Alemanha, em 2006, e dessas apenas duas debutarão. Debute um tanto fajuto, tendo em vista que a Sérvia esteve em campos germânicos unida a Montenegro - atualmente uma república independente - e a Eslováquia jogou e chegou até uma decisão, em 62 contra o Brasil, quando aglutinada à sua vizinha República Tcheca. Formavam a Tchecoslováquia, que soçobrou com Divórcio de Veludo, em 1993.

Desse grupo de redivivas, a Coreia do Norte é a que enfrentou o jejum mais longo. Quando estrear no Mundial sul-africano, a nação mais fechada do mundo verá um abismo de 44 anos separando-a da única participação, em 1966. Honduras e Nova Zelândia, primas pobres do futebol em seus continentes, traçam o mesmo percurso. Estrearam em 82 e agora repetem a dose.

Camarões, Nigéria, Uruguai e Dinamarca formam o "Bloco da Saudade", por assim dizer. Carregam nesse retorno os emblemas do registro histórico. Basta lembrar da poderosa Celeste Olímpica, a mítica Dinamáquina de 86 e as travessuras camaronesas, em 90, e nigerianas, em 94. Todas elas são bem-vindas ao palco sagrado.

Mas talvez nenhuma mereça mais ovação que a Argélia. Não apenas pela classificação em clima de guerra contra os egípcios, mas principalmente porque no primeiro de seus dois desfiles em Mundiais, em 1982, superou a todo-poderosa Alemanha por 2 a 1 e foi eliminada após vergonhoso arranjo entre germânicos e a Áustria. Tempos de redenção?

Valdomiro Neto

LANCE!
Quinta-feira, 19 de novembro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário

Blue is the colour

 
BlogBlogs.Com.Br