Finalmente campeão Inglês


1954/55

O Campeonato Inglês só voltou a ser disputado após a Guerra, em 1945. O Chelsea manteve a luta para não cair. Mas seguiu conquistando torcedores fiéis e fanáticos. E na temporada 54/55 ele surpreendeu. Após quatro derrotas nas primeiras rodadas, o time engrenou e acabou sagrando-se campeão com uma rodada de antecedência. Um título inesperado.

Chelsea dispara na liderança


O Chelsea atropelou o Wolverhampton por 4 a 0, em Stamford Bridge, pela 13a. rodada do Campeonato Inglês. Mesmo sem Drogba, Lampard e Balack, a fase dos comandados de Ancelotti é tão boa que antes do intervalo a torcida já gritava "olé".
Os gols foram marcados por Malouda, Joe Cole e Essien (dois). O Chelsea é líder isolado do inglês, com 33 pontos, cinco a mais do que o Manchester United e oito a mais do que o Arsenal.

FONTE: LANCE!
22/11/09

Beges x azuis: o grande clássico na Libertadores


Agora que Alvinegros e Alviverdes já se enfrentaram, ontem à noite, no nível mais alto em que, em termos da importância das competições, eles jamais jogaram entre si, cabe lembrar, que, segundo a lenda, o branco do Corinthians, no início, era bege, enquanto, de acordo com os registros documentais, o verde do Palmeiras começou azul.
Consta que, ao ser fundado em 1910 por operários, o Corinthians adotou uma camisa bege e preta. Com o tempo, as camisas teriam desbotado e, como não haveria muito dinheiro para gastar em uniformes, se adotou a única cor que não descora, o branco.
Mas, se isso pode ser lenda, o fato documentado é que o Palmeiras, fundado em 1914, por trabalhadores italianos, com o nome de Palestra Itália, usou inicialmente um uniforme azul. Se a bandeira italiana tem o vermelho, branco e verde, o azul é a cor da família Savóia, ou seja, a Casa Real da Itália. Até hoje a camisa da seleção italiana é azul, como laranja a da seleção da Holanda, de bandeira vermelha, branca e azul, mas com reis da Casa de Orange, ou seja, laranja.
A palavra "Corinthians", em inglês, designa os "coríntios", os gregos da cidade de Corinto. No século 19, havia vários clubes ingleses com nomes gregos, como Atenas, Esparta. E um deles, o Corinthian FC ("Coríntio" FC), conhecido como Corinthians (os "Coríntios", assim como os Chicago Bulls), fundado em 1882, foi o clube amador mais famoso da história, acostumado a golear.
Muito solicitado para excursões, o Corinthians inglês viajou pela Europa e pelas Américas, legando o nome a times até no Canadá. O Corinthians Paulista surgiu logo após uma excursão dessas ao Brasil.
Quanto a "Palestra", em grego significa "local de combate"; em italiano passou a designar os recintos esportivos. Durante a Segunda Guerra, no Brasil foi proibido homenagear os países em conflito, ainda mais os que, como a Itália, se tornaram inimigos. Pensou-se em Palestra São Paulo, mas no fim se adotou Palmeiras, nome de vários clubes brasileiros do começo do século XX.
Mas o verde não é das palmas: o Palestra Itália abandonou o azul logo no começo. Quem continua azul é o antigo Palestra Itália de Belo Horizonte, o Cruzeiro.

por Renato Pompeu em 06 de maio de 1999.

Em 1919/20 fez a primeira grande campanha


1919/40

O futebol inglês parou após a Primeira Guerra. Voltou na temporada 19/20 e nesta o Chelsea fez a sua primeira grande campanha. Terminou em terceiro. Mas a falta de recursos financeiros persistiu. Sempre beliscando o rebaixamento. Caiu em 1923 para só voltar em 1931. Manteve-se com dificuldade na elite (duas vezes foi o último a escapar da degola). E seguiu assim até a temporada 39/40. Que não foi encerrada por causa da Segunda Guerra.

Tá ficando bom

LANCE! Quarta-Feira, 21 de abril de 1999

por Marcelo Barreto

Isso está começando a ficar com cara de temporada. Até domingo passado, quando faltavam cerca de dez jogos para cada time, só quatro equipes tinham garantido lugar nos playoffs decisivos: Utah Jazz, Portland Trail Blazers e San Antonio Spurs (na Divisão Oeste) e Orlando Magic (na Divisão Leste).
No leste, só há duas equipes eliminadas, e doze ainda lutam pelas sete vagas restantes. O negócio vai esquentar também no Oeste. As equipes do Sacramento Kings e Golden State Warriors terminaram a semana empatados e com apenas uma vitória a menos que o Seattle Supersonics, do armador Gary Payton, que é o oitavo. Está todo mundo no páreo. O bicho vai pegar, e muito, nas próximas semanas.
Esta coluna leva em consideração os jogos disputados até o último domingo, dia 18 de abril.
Shawn Kemp (Seattle Supersonics) vs Michael Jordan (Chicago Bulls)

Blue is the colour

 
BlogBlogs.Com.Br