Beges x azuis: o grande clássico na Libertadores


Agora que Alvinegros e Alviverdes já se enfrentaram, ontem à noite, no nível mais alto em que, em termos da importância das competições, eles jamais jogaram entre si, cabe lembrar, que, segundo a lenda, o branco do Corinthians, no início, era bege, enquanto, de acordo com os registros documentais, o verde do Palmeiras começou azul.
Consta que, ao ser fundado em 1910 por operários, o Corinthians adotou uma camisa bege e preta. Com o tempo, as camisas teriam desbotado e, como não haveria muito dinheiro para gastar em uniformes, se adotou a única cor que não descora, o branco.
Mas, se isso pode ser lenda, o fato documentado é que o Palmeiras, fundado em 1914, por trabalhadores italianos, com o nome de Palestra Itália, usou inicialmente um uniforme azul. Se a bandeira italiana tem o vermelho, branco e verde, o azul é a cor da família Savóia, ou seja, a Casa Real da Itália. Até hoje a camisa da seleção italiana é azul, como laranja a da seleção da Holanda, de bandeira vermelha, branca e azul, mas com reis da Casa de Orange, ou seja, laranja.
A palavra "Corinthians", em inglês, designa os "coríntios", os gregos da cidade de Corinto. No século 19, havia vários clubes ingleses com nomes gregos, como Atenas, Esparta. E um deles, o Corinthian FC ("Coríntio" FC), conhecido como Corinthians (os "Coríntios", assim como os Chicago Bulls), fundado em 1882, foi o clube amador mais famoso da história, acostumado a golear.
Muito solicitado para excursões, o Corinthians inglês viajou pela Europa e pelas Américas, legando o nome a times até no Canadá. O Corinthians Paulista surgiu logo após uma excursão dessas ao Brasil.
Quanto a "Palestra", em grego significa "local de combate"; em italiano passou a designar os recintos esportivos. Durante a Segunda Guerra, no Brasil foi proibido homenagear os países em conflito, ainda mais os que, como a Itália, se tornaram inimigos. Pensou-se em Palestra São Paulo, mas no fim se adotou Palmeiras, nome de vários clubes brasileiros do começo do século XX.
Mas o verde não é das palmas: o Palestra Itália abandonou o azul logo no começo. Quem continua azul é o antigo Palestra Itália de Belo Horizonte, o Cruzeiro.

por Renato Pompeu em 06 de maio de 1999.

0 comentários:

Postar um comentário

Blue is the colour

 
BlogBlogs.Com.Br